Search

SEAMAX ENTREGA PRIMEIRA AERONAVE ALE-E NO BRASIL

Updated: Nov 2, 2020

A fabricante brasileira de aeronaves SEAMAX AIRCRAFT LTDA. anuncia a entrega da primeira aeronave SEAMAX M-22 registrada na categoria Aeronave Leve Experimental Especial (ALE-E) no Brasil.



SEAMAX CEO, Gilberto Trivelato and the inscription "Leve Esportiva" (equivalent to Light-Sport) on the new aircraft.


O evento é restrito considerando as diretrizes públicas em relação à pandemia Covid-19 e acontecerá às 14:00 horas no próximo dia 01 de novembro onde o empresário do Estado do Pará receberá a aeronave número de série 165 para sua empresa.


O Seamax M-22 foi a primeira aeronave anfíbia a obter o Certificado de Tipo (Type Certificate) na Europa em 2005, antes mesmo da efetividade da categoria Special – Light Sport Aircraft (S-LSA), além da aprovação em diversos países ao redor do mundo. É a aeronave anfíbia em produção com a aprovação mais antiga na categoria S-LSA, 2008, na Federal Aviation Administration (FAA) nos Estados Unidos. Após a adoção da categoria equivalente no Brasil, a Aeronave Leve Experimental - Especial (ALE-E), com efetividade a partir de 2017, o Seamax M-22 conseguiu a aprovação final da ANAC em abril de 2019.

Para uma aeronave obter a certificação ALE, é necessário que ela seja aprovada em todos os requisitos previstos nas normas ASTM, que vão desde a concepção do projeto, passando pela sua fabricação até o suporte ao cliente. Em outras palavras, a certificação transferiu a responsabilidade da fabricação para profissionais especializados, que por sua vez foram submetidos ao crivo dos requisitos exigidos nas normas, tirando a responsabilidade do operador como é feito no caso da aviação experimental onde o operador “Voa por conta e risco próprio”.


A certificação da aeronave como ALE-E (Aeronave Leve Esportiva - Especial) passou a permitir a sua operação em áreas densamente povoadas, o que permite as operações em grandes centros urbanos como o aeroporto do Campo de Marte na capital paulista ou o aeroporto da Pampulha em Belo horizonte. Essas alterações nas regras de operação permitem ao operador traçar rotas mais curtas sem a necessidade de desviar dos grandes centros, como acontecia antes na categoria experimental. Além de excluir a possibilidade de multas ao operador por voar em áreas densamente povoadas como acontece com frequência na aviação experimental.


A certificação possibilitou também que o Seamax M-22 possa ser usado para instruções de voo, validando as horas necessárias para obter o brevê de piloto privado e evidentemente possibilita o operador a obtenção da “habilitação anfíbia”. Pode ser usada como rebocador de planadores e prestação de pequenos serviços.


A SEAMAX está continuamente ouvindo a voz do cliente e dos mais proeminentes especialistas em aviação conectada com as mais renomadas instituições de aviação do mundo para definir o futuro da aviação geral na modalidade anfíbia.


Para o CEO da empresa, Dr. Gilberto Trivelato, o momento é adequando para a retomada e o desenvolvimento do mercado interno e "permitirá a empresa integrar e alavancar a aeronave Seamax M-22 como instrumento efetivo de lazer, de serviços e bem como de transporte pessoal no Brasil”.


SEAMAX M-22


O SEAMAX M-22 é uma aeronave leve esportiva especial (ALE-E) anfíbia de alto desempenho com vendas globais. Está no mercado há mais de 20 anos e recebeu diversos prêmios em todo o mundo. Construída com materiais compostos e detentora dos registros mais seguros da categoria, a singularidade desta sofisticada aeronave é baseada em sua capacidade de ser leve, proporcionar alto desempenho, amplo alcance e uma carga útil excepcional. O SEAMAX M-22 é fabricada em São João da Boa Vista-SP, no Brasil, e agora com montagem final em Daytona Beach-FL, nos Estados Unidos.


229 views0 comments
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

Follow us on Social Media

© SEAMAX AIRCRAFT 2020